Hélio Mendes - Na Bossa (1964) [ou Quarteto Arpoador - Bossa no Castelinho]
O terceiro álbum de Hélio Mendes, de 1964, contou com mudanças significativas. O grupo foi reduzido, não contando mais com sopros e acordeon; entretanto, manteve os mesmos músicos dos outros instrumentos: Hélio Mendes (piano), Maurício de Oliveira (violão e guitarra), Betinho (bateria) e Edílio (contrabaixo). Embora não seja creditado, há um percussionista ao longo de todo o registro, provavelmente Moacyr Lima, que esteve presente nos álbuns anteriores. Os arranjos são de Hélio Mendes e Maurício de Oliveira. O nome do grupo foi alterado, de Hélio Mendes, seu Piano e seu Conjunto para Hélio Mendes e seu Trio Vagalume. O repertório também teve outra perspectiva: nada de boleros ou sucessos americanos e franceses; há apenas bossa nova e samba-jazz. Este foi o único registro de Hélio Mendes que abordou apenas músicas brasileiras. Outra questão que alterou bastante a sonoridade do grupo foi a adoção do violão, ao invés da guitarra, em 10 das 12 faixas do registro, por Maurício de Oliv...