As 296 Melhores Músicas Brasileiras - #131 a #140

 


 

#140 Luiz Bonfá - Enchanted Mirror (1972)

Com sonoridades mágicas, Enchanted mirror apresenta facetas de Luiz Bonfá distantes de Manhã de carnaval, mas ainda com a firme assinatura do artista.

 

#139 Gilberto Gil - Geléia Geral (1968)

A Tropicália marcou para sempre a música brasileira com suas composições e sonoridades impactantes, ainda que este movimento tenha tido uma curta existência. Geléia geral é um dos destaques do disco-manifesto de estreia do movimento.

 

#138 Quarteto Novo - Fica Mal com Deus (1967)

O Quarteto Novo foi um supergrupo formado por Theo de Barros, Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte e Airto Moreira. Em sua busca por uma música instrumental genuinamente brasileira, um de seus maiores acertos foi a gravação de Fica mal com Deus, composta por Geraldo Vandré.


#137 Nara Leão - Marcha de Quarta-Feira de Cinzas (1964)

A emblemática Marcha de Quarta-Feira de Cinzas, na voz de Nara Leão, foi lançada exatamente no ano do golpe militar. Não poderia haver trilha sonora mais adequada para o momento.

 

#136 Legião Urbana - Será (1985)

[texto de Roberto Oliveira]

O que define uma obra clássica é a sua capacidade de se ressignificar ao longo do tempo e de ter sempre algo novo a dizer, tanto pra alguém que a está descobrindo agora como pra quem já a conhecia. Primeiro grande hit que projetou a banda Legião Urbana nacionalmente, Será é um exemplo disso. Com versos que provocam reflexões existenciais, conflitos internos, e que contém também uma forte crítica política, certamente é uma canção que tem seu lugar entre as maiores do rock brasileiro.



#135 Legião Urbana - Monte Castelo (1989)

Eu acho Monte Castelo uma das piores melodias do Legião Urbana. De toda forma, as pessoas a amam. Eis o exemplo de uma letra significativa para as pessoas que faz passar desapercebida uma melodia horrorosa. Esse texto poderia ser muito mais otimista se fosse escrito pelo colaborador que a inseriu na lista.

 

#134 Luciana Souza - Lamento Sertanejo / Maçã do Rosto (2012)

Acompanhada ao violão por Romero Lubambo, Luciana Souza aborda dois clássicos da música nordestina com delicadeza, boniteza e virtuosismo.

 

#133 Milton Nascimento - Nascente (1978)

Nascente possui letra curta e música transcendental. A versão matadora de Milton Nascimento, do segundo volume do Clube da Esquina, traz a poderosa fusão entre as vozes desse artista e de Flávio Venturini - este, compositor da música junto a Murilo Antunes, e que anos depois também gravaria sua própria versão da canção.

 

#132 Grupo D’Alma - Um Dia de Chuva (1981)

O trio de violonistas André Geraissati, Rui Saleme e Ulisses Rocha trouxeram frescor e originalidade à música instrumental brasileira, como podemos muito bem observar em Um dia de chuva, composição de Ulisses Rocha, presente no segundo álbum do grupo.

 

#131 Baden Powell & Vinicius de Moraes - Canto de Iemanjá (1966)

Há muitos afro-sambas de Baden e Vinicius nessa lista, o que considero uma homenagem mais do que justa a um dos conjuntos de composições mais originais e profundos da música brasileira. Canto de Iemanjá, com vozes de Dulce Nunes, Vinicius de Moraes e Quarteto em Cy, e violão de Baden Powell, é banhada por feitiços extraordinários.


Texto revisado por Myrna Barreto
Crédito da Imagem: Texto em Canva

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