As 296 Melhores Músicas Brasileiras - #131 a #140
#140 Luiz Bonfá - Enchanted
Mirror (1972)
Com sonoridades mágicas, Enchanted
mirror apresenta facetas de Luiz Bonfá distantes de Manhã de carnaval,
mas ainda com a firme assinatura do artista.
#139 Gilberto Gil - Geléia
Geral (1968)
A Tropicália marcou para
sempre a música brasileira com suas composições e sonoridades impactantes,
ainda que este movimento tenha tido uma curta existência. Geléia geral é
um dos destaques do disco-manifesto de estreia do movimento.
#138 Quarteto Novo - Fica
Mal com Deus (1967)
O Quarteto Novo foi um
supergrupo formado por Theo de Barros, Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte e
Airto Moreira. Em sua busca por uma música instrumental genuinamente brasileira,
um de seus maiores acertos foi a gravação de Fica mal com Deus, composta
por Geraldo Vandré.
#137 Nara Leão - Marcha
de Quarta-Feira de Cinzas (1964)
A emblemática Marcha de Quarta-Feira
de Cinzas, na voz de Nara Leão, foi lançada exatamente no ano do golpe
militar. Não poderia haver trilha sonora mais adequada para o momento.
#136 Legião Urbana - Será
(1985)
[texto de Roberto Oliveira]
O que define uma obra
clássica é a sua capacidade de se ressignificar ao longo do tempo e de ter
sempre algo novo a dizer, tanto pra alguém que a está descobrindo agora como
pra quem já a conhecia. Primeiro grande hit que projetou a banda Legião Urbana
nacionalmente, Será é um exemplo disso. Com versos que provocam
reflexões existenciais, conflitos internos, e que contém também uma forte
crítica política, certamente é uma canção que tem seu lugar entre as maiores do
rock brasileiro.
#135 Legião Urbana - Monte
Castelo (1989)
Eu acho Monte Castelo uma
das piores melodias do Legião Urbana. De toda forma, as pessoas a amam. Eis o exemplo
de uma letra significativa para as pessoas que faz passar desapercebida uma
melodia horrorosa. Esse texto poderia ser muito mais otimista se fosse escrito
pelo colaborador que a inseriu na lista.
#134 Luciana Souza - Lamento
Sertanejo / Maçã do Rosto (2012)
Acompanhada ao violão por
Romero Lubambo, Luciana Souza aborda dois clássicos da música nordestina com
delicadeza, boniteza e virtuosismo.
#133 Milton Nascimento - Nascente
(1978)
Nascente possui letra curta e música transcendental. A
versão matadora de Milton Nascimento, do segundo volume do Clube da Esquina,
traz a poderosa fusão entre as vozes desse artista e de Flávio Venturini -
este, compositor da música junto a Murilo Antunes, e que anos depois também
gravaria sua própria versão da canção.
#132 Grupo D’Alma - Um
Dia de Chuva (1981)
O trio de violonistas André
Geraissati, Rui Saleme e Ulisses Rocha trouxeram frescor e originalidade à
música instrumental brasileira, como podemos muito bem observar em Um dia de
chuva, composição de Ulisses Rocha, presente no segundo álbum do grupo.
#131 Baden Powell &
Vinicius de Moraes - Canto de Iemanjá (1966)
Há muitos afro-sambas de
Baden e Vinicius nessa lista, o que considero uma homenagem mais do que justa a
um dos conjuntos de composições mais originais e profundos da música
brasileira. Canto de Iemanjá, com vozes de Dulce Nunes, Vinicius de Moraes
e Quarteto em Cy, e violão de Baden Powell, é banhada por feitiços
extraordinários.
Texto revisado por Myrna Barreto
Crédito da Imagem: Texto em Canva

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