#58 – 14 Bis – 14 Bis II (1980) – Ranking dos (meus) 107 Melhores Discos da Música Brasileira (até 2020)
Composta por Cláudio e Flávio Venturini, Sérgio Magrão, Hely Rodrigues e Vermelho, a banda 14 Bis conseguiu um grande feito em seu segundo álbum, 14 Bis II (1980). A banda compartilha com Guilherme Arantes a capacidade de diálogo entre complexidades musicais e o gosto do grande público, e com Sá, Rodrix e Guarabyra e O Terço os belíssimos arranjos vocais.
De início, a puerilidade de Bola de meia, bola de gude disfarça a grande complexidade da composição, habilmente construída por Milton Nascimento e Fernando Brant; o próprio Milton participa na faixa, tocando violão. O que já era maravilhoso chega à perfeição em Caçador de mim, de Sérgio Magrão e Sá, e Planeta sonho, de Flávio Venturini, Vermelho e Márcio Borges, com seu felicíssimo sotaque progressivo e espacial.
Nova manhã, Pra te enamorar e Carrossel são maravilhosos hits para ouvir em família, as duas últimas com ótimas orquestrações de Rogério Duprat. As coisas ficam bem sem graça em Esquina de tantas ruas e Pedras rolantes (nas ondas do rádio), apontando para caminhos desinteressantes que a banda viria a trilhar, embora sempre com muita competência e esmero.
14 Bis, 14 Bis II, as boas-vindas à grande música pop dos anos 80! Ouça, desfrute, reflita, repasse:
Clique aqui para ouvir o álbum completo no YouTube
Comentários
Postar um comentário