#78 – Ronnie Von – Ronnie Von (1966) – Ranking dos (meus) 107 Melhores Discos da Música Brasileira (até 2020)

 


A imponente Meu bem anuncia que o príncipe da Jovem Guarda havia chegado, e não tinha como não se apaixonar por um cara lindo e cortês como esse. A fixação em Beatles é escancarada ao longo do álbum; afinal, são cinco versões e dois covers da banda: duas do álbum Help!, três do Rubber Soul e duas do Revolver – demonstrando o interesse de Ronnie Von pelos últimos lançamentos do grupo.

Destacamos, neste álbum, a importância de Fred Jorge, responsável por oito versões do álbum, e por sua produção, esta em parceria com Glauco Pereira; Fred Jorge, no texto da contracapa do LP, saúda Ronnie Von como uma renovação da música jovem, um príncipe do moderno iê-iê-iê.

Os grandes destaques ficam por conta de versões dos Beatles, especialmente para a já citada Meu bemPobre de amor e É só amor, respectivamente versões de GirlNorwegian wood (this bird has flown) e It’s only love. Os dois covers de Beatles também apresentam um resultado bastante satisfatório. A porção morna do álbum é, sem dúvidas, as quatro versões sobre originais de Tommy Standen, transformadas em Pequeno príncipeSoldadinho de chumboMeu mundo parou Paraíso, que soam como apêndices dispensáveis em meio às outras faixas.

Há uma desafinação geral dos instrumentos, inconsistências da engenharia de áudio, mas o artista consegue se firmar como uma voz altamente original, com identidade sonora e aura bem particulares. O lendário Ronnie Von estava apenas no primeiro passo de uma carreira permeada por muitas rupturas e ressignificações.

Ronnie Von, Ronnie Von (1966), a estreia do príncipe da Jovem Guarda! Ouça, desfrute, reflita, repasse:

Clique aqui para ouvir o álbum completo no YouTube



Texto revisado por Sabrina Souza
Crédito da Imagem: Ronnie Von - Ronnie Von (1966) – Fonte: IMMuB
Publicado originalmente no Caderno de Cultura da Pressenza International Press Agency em 13/02/2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igor Colombo - Cataquiporá

João Pimenta - Compactos (Parte 2 - 1985-1986) - Discografias

Igor Colombo - Doce Terra