#99 – Windows96 – Optmized煙霧 (2017) – Ranking dos (meus) 107 Melhores Discos da Música Brasileira (até 2020)
O vaporwave é um gênero musical que pode ser levado muito a sério, mesmo quando consiste em um simples gracejo, ou quando joga com sua própria descartabilidade. Eu o levo a sério quando o produto final transcende o ato mecânico de recortar/bagunçar gravações antigas; ou seja, quando o conteúdo musical resultante é uma potente ressignificação do material original, uma transformação relevante do que já existe, ou um superlativo trabalho original com ares de recriação.
Vaporwave é apenas um dos marcadores (tags) de Optmized煙霧, álbum de Windows96, um dos projetos de música eletrônica do paulista Gabriel Eduardo. Há também, na página do Bandcamp, os marcadores experimental, chillwave, synthwave e techno. Incrivelmente, o artista passeia pelas diversas perspectivas desses gêneros musicais sem se perder, mantendo uma personalidade muito forte, bem definida.
Os grandes destaques do álbum são Mizumi, com sua batida desconcertante, e Unconscious Recollects II, com climas maravilhosos e surreais; estes são apenas os picos criativos de um discurso musical instigante e belo como um todo. Os elementos musicais, texturas, timbres e sugestões que permeiam todas as músicas consistem em uma odisseia musical recompensadora, da qual destaco também a trilogia Pool of sorrow, Chrome e Tunnels II, já mais ao final do álbum. Finalmente, vale ressaltar que Windows96 lançou dez álbuns em seis anos, os quais vale a pena conferir!
Windows 96, Optmized煙霧, a música eletrônica brasileira no mundo! Ouça, desfrute, reflita, repasse:
Comentários
Postar um comentário