As 296 Melhores Músicas Brasileiras - #271 a #280
#280 Leandro & Leonardo
- Eu Juro (1995)
Algumas versões superam as
originais. Eu juro trouxe uma cor brasileira especial a uma canção já
bela. O fenômeno pop das duplas sertanejas dos anos 90 é datado e brega, mas
seu repertório pode ser cantado a plenos pulmões por membros das mais diversas
tribos musicais.
#279 Ronnie Von - Pare
de Sonhar com Estrelas Distantes (1969)
Pare de sonhar com estrelas
distantes é muito
especial para mim - eu a inseri como epígrafe na minha dissertação de mestrado.
Utilizando apenas acordes maiores, geralmente distantes entre si, os
compositores Tom Gomes e Luis Vagner criaram uma verdadeira pérola da
psicodelia brasileira.
#278 Projota - Mataram um Amigo Meu (2013)
É uma pena que artistas
talentosos tenham que se vender, pervertendo seu som e princípios éticos, a fim
de se manterem no jogo das grandes corporações da música. Projota fez músicas
boas até 2013; após isso, foi ladeira abaixo. Mataram um amigo meu é um
relato dramático sobre a partida de um amigo. Sempre choro quando ouço.
#277 Raul Seixas - Ave Maria da Rua (1976)
Nunca gostei de Raul
Seixas, que se mantém com um dos grandes intocáveis da música brasileira. De
toda forma, reconheço toda a sua competência e qualidade artísticas, como
compositor, intérprete e produtor. Seus álbuns dos anos 70 possuem sonoridades
impecáveis, o que é notável em Ave Maria da rua.
#276 Os Lobos - Santa
Teresa (1971)
Miragem é um dos álbuns mais
divertidos, leves e bem acabados da música brasileira. A curta Santa Teresa
é um destaque óbvio, um hino psicodélico que poderia muito bem ter sido integrado
ao imaginário nacional.
#275 Leandro & Leonardo
- Um Sonhador (1998)
O sertanejo pop é uma das
principais trilhas sonoras do conservadorismo brasileiro. É possível separar o
artista da obra? O repertório de seu público consumidor? Muita gente não
separa, e inclusive crucifica quem separa. Eu consigo separar e curtir canções
como Um sonhador.
#274 Jaime Alem e Nair de
Cândia - Tesouros de Cezar (1979)
Tesouros de Cezar abre um dos melhores álbuns da música
brasileira, perfeito em seus arranjos e na maior parte das composições. Jaime
Alem e Nair de Cândia demonstram, nessa faixa, toda sinergia necessária para
que um dueto vocal atinja o coração de quem tem ouvidos para ouvir.
#273 Detonautas - O Dia
que Não Terminou (2004)
Nós reclamávamos que a
música brasileira midiática era ruim no início do século. Não tínhamos ideia de
como as coisas ficariam piores. Em um dos últimos suspiros consistentes do rock
nacional, os Detonautas nos presentearam, em 2004, com O dia que não
terminou.
#272 Projota - Desci a Ladeira (2011)
O piano melancólico,
assertivo e musicalmente interessante de Desci a ladeira me pegou de
jeito. A letra, reflexiva e realista, mais ainda. Uma abertura de álbum bem inspiradora.
#271 Olivia Byington - Ponta do Fio (1984)
Para além das canções do
sensacional Corra o risco (1978), Olivia Byington lançou outras músicas
grandiosas, como Ponta do fio, do seu quarto álbum, Música (1984).
Olivia Byington - Ponta do Fio
Texto revisado por Gisele Guion
Crédito da Imagem: Texto em Canva
Publicado também no Caderno de Cultura da Pressenza International Press Agency
Comentários
Postar um comentário