As 296 Melhores Músicas Brasileiras - #221 a #230
#230 Impacto Cinco - Mãos
de Seda, Coração de Ferro (1975)
O rock chapado setentista
do Impacto Cinco foi muito bem consubstanciado no emblemático Lágrimas azuis.
Dentre suas faixas, destacamos a dançante Mãos de seda, coração de ferro.
#229 Racionais MC’s - Tô Ouvindo Alguém Me Chamar (1997)
Tô ouvindo alguém me chamar é uma saga cinematográfica complexa, uma
criação genial que me emociona a cada palavra e sonoridade. Uma reflexão definitiva
e profunda sobre a vida no crime.
#228 O Rappa - Me Deixa (1999)
Um dos grandes
acontecimentos da música midiática dos anos 90, O Rappa conseguiu agradar às
mais diversas tribos. Lado B Lado A foi sua obra-prima, com muitos
pontos altos, como Me deixa, com sua levada e conteúdos musicais
irresistíveis.
#227 Ira! - Dias de Luta (1986)
Minha aversão ao rock
nacional oitentista não me impede de curtir o que há de bom em faixas como Dias
de luta, do Ira!.
#226 Os Lobos - Avenida Central (1971)
Não há dúvidas de que Avenida
Central é a faixa mais tocante d’Os Lobos, e que o álbum no qual está
inserida, Miragem, é um dos mais originais da música brasileira.
#225 Los Hermanos - Cara Estranho (2003)
Los Hermanos foi um produto
da grande mídia para aqueles que não queriam dizer que se rendiam à grande
mídia. Músicos competentes, com muitas ideias originais, muitas das quais
contrárias ao meu gosto, mas com criações memoráveis como Cara estranho.
#224 Xangai - Incelença Pro Amor Retirante (1986)
Xangai é um grande
intérprete da obra de Elomar, o que é notório em sua gravação de Inceleça
pro amor retirante, eivada de mistério e magia.
#223 Lulu Santos - Certas Coisas (1984)
Certas coisas é uma daquelas canções atemporais que nos
empurram para uma nostalgia transcendental. Dessas músicas que parecem sempre
ter existido.
#222 Fredera - Pequeno Poema Libertário (1981)
Fredera (ou Frederico
Mendonça de Oliveira) lançou seu único álbum em um período no qual a música
instrumental brasileira independente estava em plena ascensão. Uma de suas
faixas mais interessantes é o Pequeno poema libertário.
#221 Nara Leão - O Morro (1964)
A musa da elitizada bossa
nova pareceu rebelar-se artisticamente contra esse próprio gênero ao se
aprofundar em um repertório mais verdadeiramente brasileiro, como na tocante O
morro.
Texto revisado por Myrna Barreto
Crédito da Imagem: Texto em Canva
Publicado também no Caderno de Cultura da Pressenza International Press Agency

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