#48 – Gimu – finally free, gravity (2019) – Ranking dos (meus) 107 Melhores Discos da Música Brasileira (até 2020)
Quando alguém querido parte, é muito confuso e doloroso. Aquela relação que tínhamos com a pessoa já não existe mais nesse plano e, dependendo de nossas crenças, ou (1) tudo se acabou ali, ou (2) haverá um reencontro, ou ainda, (3) mesmo havendo vida além do túmulo, não nos encontraremos mais com aquela pessoa. A mistura de emoções é patente: envolve ausência, mas também gratidão pelos momentos vividos; tristeza, mas felicidade pelo cumprimento de uma jornada; nostalgia, mas motivação para construir um futuro melhor. A morte é nossa única certeza. Todos nós não estaremos mais aqui em algum momento.
finally free, gravity, de 2019, é uma homenagem de Gimu à sua sogra e grande amiga Guerlinda, que fez sua passagem para outro plano no início desse mesmo ano – muito curiosamente, meu pai fez sua passagem poucos dias depois dela. Este foi o terceiro lançamento do artista pelo selo inglês The Committee for Sonic Research. Pensamentos e reflexões sobre a morte nos acompanham ao longo de todo o registro, e a miríade de sensações daí proveniente estão perfeitamente consubstanciadas em when a chance is bound to come. Amplos campos vazios e iguais são sugeridos pela quase imóvel laughing, lastly, enquanto os pianos distorcidos e insistentes, e texturas quase sagradas, fazem com que air, com participação de Dentral Drill, excite e apavore ao mesmo tempo.
warmth bubble é devastadora em sua desolação ruidosa, mas haverá esperança (e muita) em not alone, ainda que sufocada por seus destroçados e abandonados entornos musicais. Esta música é uma canção com letra, em parceria com Trixie Delight, e é muito feliz ao abordar elementos musicalmente simples e meigos em um contexto altamente etéreo e experimental, porém sem nunca perder sua essência. nothing comes to solve nothing and there’s nothing out there é uma contrapartida barulhenta à também estática segunda faixa do álbum, enquanto mind no longer has me, com título bastante sugestivo, é sideral, externando, com veemência, que o espírito da pessoa querida já se foi e que a vida continua.
Gimu, finally free, gravity, música entre a vida e a morte! Ouça, desfrute, reflita, repasse:
Comentários
Postar um comentário