#13 - Marco Antônio Araújo - Lucas (1984) - Ranking dos (meus) 107 Melhores Discos da Música Brasileira (até 2020)
Marco Antônio Araújo gravou quatro álbuns entre 1981 e 1984,
um por ano, e nos deixou prematuramente em 1986. Lucas (1984) foi seu
último álbum, um dos seus melhores, e apresenta novamente seus felizes diálogos
entre o rock progressivo, música de concerto e músicas populares brasileiras.
Participam desse disco Marco Antônio Araújo (violões), Alexandre Araújo (guitarra),
Eduardo Delgado (flauta), Jaques Morelembaum (violoncelo), José Marcos Teixeira
(sintetizadores), Max Magalhães (piano), Ivan Correa (contrabaixo) e Lincoln
Cheib (bateria).
Lembranças,
longa e cheia de reviravoltas, ocupa todo o lado A do LP. Temas radiantes
alternam-se entre si, com solos dos músicos em um discurso deslumbrante,
unificado, cheio de altos e baixos dinâmicos e texturais. No plano geral, esta música consiste em um grande crescendo e um
grande decrescendo, construídos por nuances de menor escala, que proporcionam
diversas sensações de clímax e anticlímax. Cada nota tocada é de importância
fundamental; as chegadas no início do tema e no refrão
são comoventes; a sequência harmônica que se mantém ao final poderia se repetir
por muito mais tempo e ainda agradaria.
Para Jimmy Page
é um meigo aceno para a linguagem violonística do mítico músico inglês. Carregada
de ótimos materiais, Caipira promove trajetórias incríveis e inusitadas.
Realizada em sintetizadores, a faixa-título é uma terna homenagem do artista a
seu filho, e contrasta momentos de contemplação com outros um pouco
aterrorizantes. Enfim, é notável a variedade musical entre cada uma das quatro
faixas do registro.
Marco Antônio Araújo, Lucas, o deus do rock instrumental! Ouça, desfrute, reflita, repasse:
Observação: No único link disponível do álbum completo, que consiste em sua versão para CD, há três faixas bônus, além da inversão da ordem original das faixas: Para Jimmy Page fica como última faixa, ao invés de segunda.
Comentários
Postar um comentário