#14 - Renato e Seus Blue Caps - Um Embalo com Renato e Seus Blue Caps (1966) - Ranking dos (meus) 107 Melhores Discos da Música Brasileira (até 2020)

 


Um embalo com Renato e Seus Blue Caps (1966) é nossa coletânea definitiva de canções de rock (e se trata de um álbum de originais!). Renato e Paulo César Barros, Cid Chaves, Tony Pinheiro e Carlinhos, com participação especial de Lafayette e produção de Evandro Ribeiro, construíram um documento musical sólido e maduro que resistiu à passagem do tempo.

As versões dos Beatles, como sempre, são primorosas: Até o fim (versão por Lilian Knapp), Gosto de você (por Paulo César) e Dona do meu coração (por Renato Barros). Há também versões esmeradas dos Gants (Meu bem não me quer, por Renato), Hollies (Pra você não sou ninguém, por Paulo César), Mamas & Papas (Não te esquecerei, por Lilian Knapp) e Yardbirds (Vivo só, por Paulo César), que consistem em alguns dos melhores momentos do rock.

Além dessas sete versões – que não só alcançam, como muitas vezes ultrapassam o encanto dos originais – o grupo também nos apresenta maravilhosas músicas autorais. A valiosíssima Sim, sou feliz (de Renato e Paulo César) faz par com a memorável Primeira lágrima, zênite de Renato compositor. Perdi a esperança apresenta um interessante toque jazzístico à linguagem do grupo, mas o final do álbum é decepcionante: após a mediana Não quero ver você chorar, temos cocô puro em uma breve faixa que tem a melodia de Atirei o pau no gato (ou A barata diz que tinha).

Renato e Seus Blue Caps, Um Embalo com Renato e Seus Blue Caps, a melhor banda brasileira em ação! Ouça, desfrute, reflita, repasse:

Clique aqui para ouvir o álbum completo no YouTube



Texto revisado por Sabrina Souza
Crédito da Imagem: Renato e Seus Blue Caps - Um Embalo com Renato e Seus Blue Caps (1966) – Fonte: Discogs
Publicado também no Caderno de Cultura da Pressenza International Press Agency

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igor Colombo - Cataquiporá

João Pimenta - Compactos (Parte 2 - 1985-1986) - Discografias

Igor Colombo - Doce Terra