João Pimenta - Compactos (Parte 2 - 1985-1986) - Discografias
A série Discografias
aborda a obra de alguns artistas que cruzaram minhas apreciações musicais,
muitos dos quais com pouquíssimas publicações a seu respeito.
O primeiro artista da série é João Pimenta, músico capixaba que foi colega de
trabalho do meu pai e de quem conheço dois álbuns desde a mais tenra infância.
O próprio Pimenta tem elaborado os textos sobre sua produção fonográfica.
Texto de
João Pimenta (com adaptação final de Renan Simões, que também elaborou as
perguntas norteadoras)
Os
compactos Canção brasileira (1982) e Flor da magia (1985) foram
gravados no Estúdio Transamérica, no Rio de Janeiro. Na época, este era um estúdio
de alto nível, bem requisitado pelos músicos. Por exemplo, enquanto eu gravava Flor
da magia no Estúdio B, Fábio Jr. gravava seu novo LP no Estúdio A, com a
participação da banda Roupa Nova. O grupo Arte & Manha, que me acompanhou
nos compactos anteriores, já não existia mais. Todos os músicos que
participaram da gravação - Claudinho Infante na bateria, Flavinho Perê no contrabaixo,
João Bosco no piano e Reinaldo Arias no teclado, este último parceiro de Cazuza
na música Codinome beija-flor - me foram apresentados pelo amigo e cantor-compositor
Sérgio Souto.
Nessa
época, Carlos Papel sugeriu fazer um lançamento simultâneo em rádio e televisão;
Seu Bira, da TV Gazeta, comprou a ideia e assim o fizemos. Flor da magia
acabou sendo mais marcante que Canção brasileira. Em Flor da magia,
fiz uma letra falando sobre as dificuldades de se compreender a vida e de viver.
Desde o início de minhas vivências com o violão, estudei os métodos do grande
violonista Paulinho Nogueira; assimilei bem o que ele chamava de sequências
harmônicas, e apliquei inversões de baixo usando o cromatismo.
Nave de
marfim, que ficou
conhecida como Yanomani, foi uma homenagem minha e do Carlos Papel para
esta etnia indígena. Também foi gravado no Rio de Janeiro, com os seguintes músicos:
Paulinho Black (bateria), que tocava na Banda Black Rio, e com Sandra Sá e Tim
Maia; Chico Julien (contrabaixo), que havia gravado o icônico disco Avôhai,
de Zé Ramalho; Marcos Nabuco (guitarra); Victor (saxofone); Dom Gomes (trompete);
e Eurípedes Jr. (arranjos, piano e teclados). Foi um lançamento bem recebido
pela crítica. Cabe ressaltar que os Ianomâmis (grafia mais utilizada
atualmente) ainda eram desconhecidos pela maioria da população brasileira.
Observação: As canções Flor da magia, Ritual urbano, Nave de Marfim e Lume foram relançadas no primeiro LP do artista, intitulado Segredo dos cristais (1987).
Texto revisado por Sabrina Souza
Crédito das Imagens: Compactos Flor da Magia / Ritual Urbano (1985) e Nave de Marfim (Yanomani) (1986) – Fonte: Fotos enviadas pelo artista
Publicado também no Caderno de Cultura da Pressenza International Press Agency
Parabéns pelas músicas, muito bonitas.
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