As 296 Melhores Músicas Brasileiras - #141 a #150
#150 Lô Borges - A Força
do Vento (1982)
A força do vento é um dos grandes exemplos de como composições
do Clube da Esquina podem combinar muito bem com a sonoridade dos anos 80.
#149 Ângela Maria - Abandono
(1955)
Ângela Maria foi uma das
cantoras mais emblemáticas da história. Abandono, uma de suas
assinaturas, é eivada de angústia e tristeza.
#148 Roberto Carlos - Aceito
Seu Coração (1969)
Aceito seu coração, composta por Puruca, me
toca profundamente. Será pela harmonia clichê e matadora, com movimentos descendentes
da linha do baixo? Será pelo arranjo meloso? Será pela letra exageradamente
romântica? Acho que é um conjunto disso tudo.
#147 Baden Powell &
Vinicius de Moraes - Tristeza e Solidão (1966)
Tristeza e solidão é uma música muito grave, séria, chega a ser
ameaçadora. Nessa composição inspirada, aqui também com a participação do
Quarteto em Cy, Baden e Vinicius misturam religiosidade, amor e trajetórias
musicais de uma forma bem extravagante.
#146 Wilson Simonal - Sá
Marina (1968)
Há algumas músicas que
parecem existir desde sempre, integrando nosso imaginário popular; Sá Marina,
gravada por Wilson Simonal (composta por Antônio Adolfo e Tibério Gaspar), é
uma dessas músicas.
#145 João Nogueira - Espelho
(1977)
Compositor e intérprete
inspirado, João Nogueira nos apresenta um hino à nostalgia e à saudade com Espelho.
#144 Milton Nascimento
& Lô Borges - Nuvem Cigana (1972)
Nem se quisesse eu
conseguiria disfarçar que o meu movimento musical brasileiro favorito é o Clube
da Esquina. Do emblemático álbum inaugural do movimento, Nuvem cigana
assusta pelo arranjo inusual e a melodia inteligentíssima, que abarca quartas
aumentadas, volteios bluesísticos e outras incríveis notas de tensão.
#143 Os Mutantes - Fuga
nº 2 dos Mutantes (1969)
Os Mutantes foram uma
potência de musicalidade, variedade e transgressão. A Fuga nº 2 dos Mutantes,
de seu segundo álbum, é um dos grandes acontecimentos psicodélicos da música.
#142 Chico Buarque - Olha
Maria (1971)
Construção é talvez o disco mais denso da nossa música. Olha
Maria, composta por Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Chico Buarque, traz em
si a densidade desse time de peso.
#141 Paulo Bellinati &
Mônica Salmaso - Canto de Ossanha (1997)
Tudo bem, as gravações
originais dos Afro-Sambas de Baden e Vinicius são emblemáticas. De toda forma,
Paulo Bellinati & Mônica Salmaso fizeram regravações excelentes desse
repertório em 1997, utilizando apenas voz e violão. A perspectiva é diferente,
mas a magia das composições se mantém intacta, como em Canto de Ossanha.
Texto revisado por Myrna Barreto
Crédito da Imagem: Texto em Canva

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